Pura Inspiração!!!

2 de dezembro de 2008

Armazenamento de Grãos

Na minha Ala nós tivemos um treinamento sobre armazenamento de grãos, tendo sido ensinado dois modos diferentes para : feijão, arroz, grão-de-bico, lentilha, etc.

A) armazenamento de feijão com óleo:
- compre o feijão observando a data de validade, escolha, coloque em uma forma. Ligue o forno por 10 minutos e coloque o feijão com o forno já desligado (não é para torrar o feijão é só para tirar a umidade), deixe uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do forno, deixe esfriar, coloque 1 colher(sopa) de óleo (para cada 1 kg) e com as mãos limpas e bem secas, vá mexendo o feijão até os grãos ficarem brilhando. Coloque os grãos em vidros com tampas, feche bem, vede com fita crepe e coloque etiqueta.

B) armazenamento de feijão com o “extrator de oxigênio”: - compre o feijão observando a data de validade, escolha, para tirar a umidade, leve ao forno da mesma maneira explicado no item A, deixe esfriar, coloque no vidro também já lavado e seco conforme no item A, só que deste modo não é preciso utilizar o óleo. Por cima de tudo, antes de fechar, deixe um espaço para colocar o “saquinho de extrator de oxigênio”.

Observação:

1. É bom que os vidros: - tenham tampas plásticas, com roscas bem vedadas; - estejam limpos e secos (é melhor lavá-los pelo menos 1 dia antes do armazenamento);

2. a presidente da Sociedade de Socorro da estaca comprou em São Paulo embalagem com 100 pacotinhos de “extrator de oxigênio”. A embalagem vem num saco plástico lacrado, sem oxigênio e ao abrir a embalagem contendo os 100 saquinhos, todos devem ser usados imediatamente, ou se sobrar, novamente lacrados rapidamente retirando o oxigênio;

3. o “extrator de oxigênio” tem pó de ferro que absorve todo o oxigênio;

4. parece que cada saquinho dá para armazenar 2,5 kg de grãos;

5. coloque uma etiqueta e escreva: a marca do feijão, a validade que estava na embalagem quando comprou e coloque a data que você está armazenando.

6. do modo A (com óleo) é previsto duração de 10 anos e do modo B (com o extrator de oxigênio) é previsto duração de 30 anos.

7. a fita crepe é mais para ter o controle e saber se a embalagem foi aberta ou não;

CASO INTERESSE POR ESTES MODOS DE ARMAZENAMENTO SOLICITAR TAMBÉM A ORIENTAÇÃO À PRESIDENTE DA SOCIEDADE DE SOCORRO DE SUA ESTACA

você anota a data de validade do pacote de feijão mais para controle.É importante colocar a data que você armazenou e a previsão da validade é para 30 anos, mas evidentemente q não vamos deixar para consumir com 30 anos. Com o extrator de oxigênio temos a segurança de que não vai estragar logo. O bom é depois de algum tempo fazer o rodízio. Respectivamente ao feijão, pelo fato de endurecer e ser de difícil cozimento, prefiro o método com o óleo.

Estas idéias foram postadas na comunidade do orkut ARMAZENAMENTO pela irmã Zileide.

0 comentários:

Visite o site oficial da Igreja