Pura Inspiração!!!

15 de julho de 2008

Esquema Para Preparação de Lição Baseada em Discurso de Conferência

O esquema a seguir pode ser útil ao se preparar uma lição baseada em discurso de conferência.

Título do Discurso:____________________________________________
Princípio do Evangelho ou Idéia Principal:_____________________________
Idéias Secundárias:_____________________________________________

Sugestões de Organização e Métodos Didáticos

1. Apresente o princípio do evangelho e idéias secundárias

*Escreva o princípio do evangelho e as idéias secundárias no quadro-negro. Use um objeto, uma história, gravura, escritura ou pergunta interessante que chame a atenção para iniciar o assunto.

Idéia #1: Fé - Para iniciar a aula você pode levar duas mudas de feijão, por exemplo, uma que foi regada e cuidada durante a semana e outra que não foi regada somente uma vez e não foi bem iluminada. Pergunte ás irmãs qual a diferença de uma muda para a outra e então levante um debate sobre como provavelmente cada muda foi cuidada durante a semana e para fazer comparações com o evangelho, faça em tiras de papel todos os itens que podem ser relacionados com o evangelho e que foram levantados na discussão se as irmãs não citarem cite você e as leve á reflexão. Não faça na discussão a comparação, peça que as irmãs peguem as tiras de papel sem ver e assim divida os grupos : água, sol, amor, ambiente, atenção, solo fértil.
Distribua as tarefas para os grupos que será encontrar escrituras que podem falar sobre cada tema que foi designado para cada grupo e desta forma relacione com o debate sobre as mudas avise que terão 5 minutos e então comece o debate. Faça com que cada grupo explique a sua comparação e a escolha da escritura e depois da apresentação de cada grupo leia trechos do discurso de A Liahona em que se baseiou.

2. Apresente a parte central da lição. O que disseram o Senhor ou os profetas nas escrituras? O que declarou o Senhor por intermédio de seus profetas hoje? Como podemos aplicar o princípio do evangelho á vida diária? Como a vivência desse princípio aumenta a fé em Jesus Cristo, ajuda-nos a guardar os mandamentos, tomar decisões corretas e a resolver problemas?

*Localize e comente as escrituras citadas no discurso e qualquer escritura adicional destinada a esclarecer o princípio do evangelho a ser ensinado.
*Faça perguntas a respeito das citações do discurso. Conte histórias e exemplos do discurso que ilustrem o princípio do evangelho.
*Oriente o debate e faça perguntas que ajudem as irmãs a aplicarem o referido princípio na vida prática.
*Convide as irmãs a expressarem o que sentem, a compartilharem experiências testemunhos a respeito do assunto em debate. Expresse também seus sentimentos.

Idéia #2:

Título do Discurso: Quem Segue ao Senhor? (A Liahona Maio de 2005 pg. 48)
Princípio do Evangelho ou Idéia Principal: O Senhor Precisa Saber com Quem Pode Contar.
Idéias Secundárias: Apoiar os Líderes Locais e Gerais

Hino Sugerido: Quem Segue ao Senhor? #150
Apresentação: Use trechos do Hino para orientar a discussão em sala de aula. Coloque os trechos designados em tiras de papel, divida grupos em número igual de irmãs, por exemplo, para um grupo de 20 irmãs, chame 4 voluntárias e que estas fiquem de costas, peça que cada irmã coloque no meio da sala um pertence seu sem que as voluntárias vejam, então as 4 viram e uma a uma escolhem os pertences até que cada uma tenha escolhido 5 objetos.
Trecho #1:
Quem segue ao Senhor?
Hoje iremos ver
Clamemos sem temor
A guerra é real
O princípe do mal
Combate com furor
Quem Segue ao Senhor?
Trecho #2:
Marchemos sem Temor
Sem medo de perder
Pois luta com valor
A força infernal
Com brado sem igual
Espalha o terror
Quem segue ao Senhor?
Trecho #3:
Seguimos ao Senhor
Para poder mostrar
Firmeza e ardor
A luta enfrentai
Honremos nosso Pai
Já chega o opressor
Quem segue ao Senhor?
Trecho #4:
Erguei-vos com vigor
Por Deus e pelo bem
Com alma e com valor
Soldado içarão
De Deus o pavilhão
Clamando com fervor
Quem segue ao Senhor?
Providencie cópia da mensagem para as irmãs e peça para que cada grupo identifique um trecho da mensagem que expliquem o trecho que receberam.

Encerre com o seu testemunho.
Sugestão de Lembrancinha:
Um marcador de livro com a frase:
"O Senhor Precisa saber com quem pode contar." Élder Robert C. Oaks.

3. Conclua, resumindo o que foi ensinado.

*Testifique a veracidade do princípio do evangelho que ensinou e seu valor em sua vida.

Sugestão para Encerramento: Entregue um pedaço de papel em forma de coração e peça para que cada irmã escreva ali uma palavra que resuma a aula de hoje. E que se troquem para guardar nos seus diários. Preste seu testemunho

É isso pessoal, divirtam-se!

1 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, me chamo Glauryanne e sirvo atualmente na Soc-soc como 1°conselheira. Gostaria de saber se poderia me enviar por e-mail ja que nao consigo abrir na pagina ensinando o evangelho com dinamicas.
muito obrigada desde ja pela ajuda.
abraço!!!
Glauryanne

Visite o site oficial da Igreja