Pura Inspiração!!!

15 de julho de 2008

Como Elaborar Lições Baseadas em Discursos de Conferência Geral

Bem aqui vai algumas sugestões para criar boas aulas de Discursos de Conferência o que é uma tarefa complicada.

Algumas lições de domingo constam do calendário como discurso de conferência. Para essas aulas, a presidência da Sociedade de Socorro escolherá discursos de conferências recentes juntamente com o Presidente do Quórum com a aprovação do Bispo, publicados em A Liahona, BASEADAS nos quais serão elaboradas a lições (veja bem fiz questão de chamar atençaõ para baseadas pois geralmente o que percebo é que as irmãs não baseiam a aula no discurso mas ou fazem uma leitura fiel do discurso ou pede que as irmãs leêm trecho por trecho todo o discurso perdendo a boa dinâmica que uma aula deve ter). Estude cuidadosamente esses discursos, selecionando os princípios a serem ressaltados na aula, a fim de atender ás necessidades específicas das irmãs. As irmãs devem ser informadas com antecedência quanto aos discursos que serão utilizados como base da aula (façam isso por meio de um periódico que nada mais é que uma agenda impressa e bem bonita para as irmãs sobre tudo que ocorre na ala e estaca facilita muito na hora dos avisos), a fim de se prepararem para debatê-los.
Ao elaborar essas lições, use as escrituras e palavras dos profetas como recurso principal. Evite usar recursos de natureza especulativa controvertida. O Senhor disse: "E novamente, os élderes, sacerdotes e mestres desta igreja deverão ensinar os princípios do meu evangelho que estão na Bíblia e no Livro de Mórmon, nos quais se acha a plenitude do evangelho" (D&C 42:12). Ele aconselhou os élderes da Igreja: "E que viajem de lá pregando a palavra pelo caminho, dizendo nada mais do que escreveram os profetas e apóstolos e o que lhes for ensinado pela Consolador por meio da oração de fé" (D&C 52:9).
Ao preparar e apresentar as lições baseadas em discursos de conferência, siga procedimento idêntico ao das lições do guia de estudos. Além disso, poderão ser úteis os passos a seguir:

1. Decida, em espírito de oração, que princípio do evangelho ou idéia principal é ensinado no discurso designado. Escolha duas ou três idéias secundárias que apóiem a idéia principal.

2. Decida o objetivo que deseja alvançar com essa lição. Por exemplo: ajudar as irmãs a compreenderem um princípio ou motivá-las a mudar de conduta.

3. Organize os materiais da lição. Solicite ao bibliotecário da capela auxílios didáticos apropriados. Peça á regente que escolha hinos relacionados com o assunto da aula.

4. Formule perguntas a respeito de trechos escolhidos e escrituras citadas no discurso. O que querem dizer essas citações e escrituras?

5. Escolha métodos didáticos que envolvam as irmãs e designe algumas para participarem.

1 comentários:

isistasca disse...

Querida Irmã,

Sou a professora do quarto domingo e gosto muito de preparar estas aulas, estudo bem os discursos, faço uma sintese dos tópicos principais, preparo com muita dedicação e ainda faço lembrancinhas para dar as irmãs e principalmente as que estão em outas organizações, sou feliz por esse chamadao, adorei suas dicas, bjs Isis

Visite o site oficial da Igreja