Pura Inspiração!!!

15 de julho de 2008

Ensinamentos do Presidente Joseph Smith

Neste Domingo vou compartilhar com as irmãs de minha ala a aula 14 - Palavras de Esperança e Consolo na Hora da Morte.......MARAVILHOSAS PALAVRAS DE NOSSO QUERIDO PROFETA JOSEPH SMITH!

Capítulo 14 - Palvaras de Esperança e Consolo na Hora da Morte

# Distribuir manuais para todas.

1. Escrever no quadro-negro os seguintes nomes:
Alvin (Primeiro filho de Joseph e Emma falecido em 1828)
Thadeus
Louisa (Filhos gêmeos de Joseph e Emma falecidos poucas horas depois do nascimento em 1831)
Joseph (Filho adotivo de Joseph e Emma falecido em 1832 de frio)
Don Carlos ( Filho falecido em 1841 com 14 meses de idade)
Ephraim (Irmão de Joseph falecido em 1810)
Alvin (Irmão falecido em 1823 com 25 anos)
Don Carlos ( Irmão falecido em 1841 com 25 anos)
Joseph Smith Sr. (Pai de Joseph falecido em 1840)

#Colocar os nomes sem as explicações em parênteses e pergunte o que essas pessoas têm em comum. Dentre as respostas das irmãs saliente que:
1. São da mesma familia
2. Todos falecidos

2. Pergunte a irmãs em específico:

#Irmã ___________ Depois de tantas mortes e tanta dor em meio a tantos tumúltos na vida de Joseph qual poderia ter sido o sentimento de Joseph?
#Agora irmã ________ se coloque no lugar dele, quais seriam os seus sentimento?

Durante a discussão que surgirá a partir das perguntas feitas acima você poderá fazer um gancho para o seguinte questionamento "porque Joseph que se esforçava por fazer tudo o que o Senhor desejava dele ainda assim precisa sofrer com tantas perdas na sua vida?" então passe para o passo 3 da aula. Devido ao gancho que vc fará as próprias irmãs farão vários comentários tente conter ao máximo para que o tempo não se esgote.

3. Peça que alguém leia o seguinte trecho da página 181/182: "Tendo aprendido com essas experiências difíceis de sua própria vida e com seu inspirado entendimento da Expiação do Salvador, o Profeta Joseph Smith foi capaz de dar o necessário consolo para muitos santos aflitos."

4. Consiga uma gravura grande como da página 180 de Joseph e Emma com os Gêmeos adotados. Mostre a gravura e faça a seguinte pergunta que pode ser colocada junto a gravura no quadro negro.

#Irmã_______o que temos para consolar-nos em relação á morte?

5. Explique ás irmãs que entregará vária tiras de papel com frases que unidas formam uma citação de Joseph encontrada na página 183 respondendo á essa pergunta. Peça que elas leiam o seu fragmento e organizem com o fragmento umas das outras da forma que acharem melhor, lembre que têm 5 minutos para isso e que não podem procurar a citação no manual.

* Na minha sala tínhamos 12 mulheres então vou colocar os fragmentos que usei como sugestão.

#Tenho pai, irmão, filhos e amigos que foram para o
#mundo espiritual.
#Eles estão ausentes
#somente por um momento.
#Estão em espírito e
#logo nos encontraremos novamente.
#Chegará em breve a
#hora em que a trombeta soará.
#Quando partirmos, cumprimentaremos
#nossa mãe, pai, amigos e todos os que amamos,
#que adormeceram em Jesus.
#Não haverá temor de turbas
#enfurecidas, perseguições ou prisões e falsas acusações legais,
#mas tudo será uma eternidade de
#felicidade.

6. Irmã____________pode ler a citação para todas por favor?
7. Irmã____________porque vocês escolheram essa ordem e que mensagem ela passou para o grupo?

#Segundo Joseph: "A morte é uma voz de advertência para todos nós, para que sejamos sérios e diligentes, deixando de lado as frivolidades, a vaidade e a insensatez, e estejamos preparados para morrer amanhã."

8. Chame atenção para a gravura que está no quadro-negro: Imaginem o que eles sentiram ao ver seus filhos morrerem? Quais foram as palavras que consolaram esses pais amorosos?

#Quem nunca se revoltou ao saber da morte de uma criança seja ela natural ou não? Agora pensem se fossem seus filhos?

9. Peça que alguém leia a seguinte citação que se encontra na página 184/185:"Nos momentos livres, tenho meditado sobre esse assunto e me perguntado por que os bebês, as crianças inocentes, são extraídos de nós, principalmente aqueles que parecem ser os mais inteligentes e interessantes. Os motivos mais fortes que me vieram á mente são estes: este mundo é muito iníquo; e está(...)ficando cada vez mais iníquo e corrupto. (...) O Senhor leva muitas crianças, mesmo na tenra infância, para que escapem da inveja dos homens e das tristezas e males do mundo atual; elas são por demais puras e belas para viver na Terra. Portanto, se pensarmos corretamente, ao invés de chorar teremos motivos para regozijar-nos por elas terem sido liberadas do mal, e em breve as teremos conosco novamente (...)"

#Sugestão: Separe essa citação e numere para que todas participem da leitura senão todas muitas mulheres assim a leitura não fica entendiante e ninguém se desvia da aula no meio da leitura. A maioreia participando ativamente fica melhor pois o comentários surgem facilmente.

10. Pergunte: Irmã__________________como nossa decisão de aceitar a vontade de Deus influencia nossas emoções, palavras e ações?

Organize a gravura e pergunta no quadro de forma que você possa colocar alguns fragmentos das cartas que Joseph escreveu a Emma que encontramos na página 187 e que mostra a decisão de Joseph em relação a vontade de Deus em sua vida.

# "Todos precisamos conformar-nos com nossa situação e aceitar que a vontade do Senhor seja feita."
# "(...)mas devemos lembrar que o Deus de toda a Terra fará o que é certo."
# "Portanto, podemos conformar-nos melhor com os procedimentos de Deus."
# "(...)precisamos submeter-nos á Suas ordens."

Encerre com estes fragmentos e preste o seu testemunho sobre como a decisão de aceitar a vontade de Deus em sua vida fez de Joseph Smith ser o homem que foi.

Sugestão de Lembrancinha: Faça um marcador de livros bem colorido com a frase: "Os espíritos dos justos são exaltados para uma obra maior e mais gloriosa; portanto são abençoados em sua partida para o mundo espiritual."

0 comentários:

Visite o site oficial da Igreja