Pura Inspiração!!!

23 de dezembro de 2008

Conservação de Frutas

Passos básicos na conservação de frutas

1. Selecione as frutas que estão perfeitas livres de manchas ou apodrecimentos e bem maduras. Selecione por tamanho, amadurecimento e ponha as iguais juntas.

2. Ponha sobre a mesa ou pia todos os utensílios e ingredientes necessários. Lave e enxugue todos os utensílios, as superfícies de trabalho e mãos. Lave e enxugue todos os vidros, esterilize-os e mantenha-os quente na água ou forno baixo.

3. Lave as frutas rigorosamente com bastante água, seque as frutas cuidadosamente para evitar que se machuquem. Esfregue as frutas com uma escova, mas não ensaboe.

4. Ponha a panela para encher de água, até uns 18 cm. Comece a aquecer a água. Ao mesmo tempo coloque outra panela grande com água para aquecer.

5. Prepare o tipo de xarope requerido, dependendo da receita. Mantenha o xarope quente, mas não deixe que ferva novamente.

6. Prepare as frutas como determina a receita, cortando e descascando o bastante para os vidros que vão ser feitos, não mais. Siga as instruções para as frutas não escurecerem.

7. Acondicione as frutas nos vidros até 1 cm da superfície. Se você estiver usando o método de acondicionar frio, as frutas poderão ser postas bem juntas nos vidros. Se você estiver usando o método quente, as frutas podem ser postas mais separadamente, já que não irão murchar praticamente nada durante o processamento.

8. Despeje o xarope nas frutas até 1 cm da superfície do vidro.

9. Corra uma espátula de madeira ou plástico pelos lados do vidro para liberar qualquer bolha de ar. Se necessário adicione mais xarope, suco ou água quente, para que o nível seja sempre 1 cm da borda do vidro.

10. Limpe as bordas do vidro com um pano ou guardanapo de papel.

11. Tampe.

12.Cuidadosamente coloque os vidros na panela com água quente. Arrume os vidros para que não toquem uns nos outros ou batam nas laterais da panela. Se necessário, adicione mais água quente tendo o cuidado de colocar água nas laterais da panela e não em cima dos vidros, até que esta os cubra com pelo menos 2 cm de água.

13.Depois dos vidros estarem cobertos de água, quando a água começar a ferver, começa o tempo de processamento. Comece daí a marcar o tempo de processamento indicado nas receitas.

14.Quando terminar o tempo de processamento, desligue o fogo e retire os vidros cuidadosamente da panela. Ponha-os separadamente uns dos outros cuidadosamente sobre uma toalha dobrada, num lugar livre que não será usado, pelo menos por 12 horas.

15.Deixe os vidros esfriarem, pelo menos 12 horas antes de removê-lo do lugar. Então os rotule com o nome do produto e a data.

16.Quando a comida do vidro estiver completamente fria, veja se estão bem fechados e se algum estiver com avaria, abra-o e guarde na geladeira para ser usado.

17. Antes de usar qualquer vidro, procure por sinais de deterioração, tampas mal fechada, líquidos escorrendo ou cheiro ruim. Jogue fora qualquer vidro que tenha estes sinais.

Cada receita dirá qual o método de processamento a usar, o frio ou o quente. Siga as instruções cuidadosamente, voltando sempre que necessário para os passos básicos e você deliciará sua família e impressionará seus amigos com uma linha de deliciosas frutas em compotas.



Pêras:

Use o xarope fino ou médio, dependendo do quanto a fruta esteja doce. Você vai precisar de todo o equipamento básico. As pêras podem ser conservadas usando tanto o método frio ou quente.
1.500 gramas = 1 vidro de 1 litro de conserva
1. Escolha peras maduras, mas firmes.
2. Organize e prepare os utensílios e a área de trabalho
3. Lave as peras muito bem. Escorra e selecione o tamanho
4. Descasque-as, corte-as pelo meio e tire as sementes. Jogue as metades numa solução de sal e vinagre (2 colheres de cada para cada 4 litros de água). Deixe-as ali até ter frutas suficientes para uma carga de vidros.
5. Comece a aquecer a água na panela grande e numa outra menor.
6. Prepare o xarope fino ou médio.
7. Escorra e enxágüe as metades das peras.
8. Método frio – Acondicione as peras com as cavidades para dentro ou pára baixo em vidros de ½ ou 1 litro até 1 cm da superfície do vidro. Coloque o xarope ou suco até 1 cm da superfície do vidro.
9. Corra uma espátula de plástico nos lados dos vidros para tirar qualquer bolha de ar, e se necessário coloque mais xarope para o nível ser sempre 1 cm da superfície do vidro.
10. Limpe a superfície dos vidros com pano limpo
11. Tampe.
12. Siga os passos básicos para conservar frutas 14 a 17.


Maçãs

As maçãs devem ser feitas somente pelo método quente, em suco de frutas, xarope fino ou água. Mais tarde você as usará para fazer deliciosas tortas, sucos e outras sobremesas. Todo o equipamento básico é usado.
1 kg a 1,5 kg de maçãs = 1 vidro de 1 litro de conserva.
1. Prepare os passos básicos para conservar frutas do 1 ao 4
2. Prepare o xarope fino ou use água ou suco de frutas.
3. Escorra a maçã e enxugue. Então as coloque numa panela e cubra-as com xarope, suco ou água. Ferver por 5 minutos.
4. Arrume as maçãs nos vidros até um centímetro da superfície. Reserve o líquido, cubra-os e mantenha quente.
5. Leve o líquido para ferver novamente e ponha-o sobre as maçãs no vidro até um centímetro da superfície.
6. Procedimento 9 a 11 dos passos básicos
7.Siga os passos básicos 12 e 13. Processe em água fervente por 20 minutos para 1 litro e por 15 minutos para ½ litro.
8. Siga os passos básicos 14 a 17.


Pêssegos
Os pêssegos podem ser conservados por qualquer um dos métodos, quente ou frio. O xarope fino ou médio. Será preciso todos os utensílios.
1 kg a 1 ½ kg = 1 vidro de conserva
1. Prepare os passos básicos para conservar frutas do 1 a 3.
2. Jogue os pêssegos por ½ a 1 minuto em água quente para que percam a casca.
3. Jogue-os em água fria; escorra-os e descasque-os.
4. Corte-os pela metade e remova os caroços. Jogue as metades na solução de sal e vinagre ( 2 colheres de cada para 1 litro de água)
5. Siga os passos básicos de 5 a 13.


Abacaxis

Use um xarope fino ou próprio suco do abacaxi. Você precisará de todos os equipamentos básicos. Os abacaxis podem ser considerados usando qualquer um dos métodos.
2 abacaxis médios = 1 vidro de 1 litro de conserva
1. Passos básicos 1 e 2
2. Descasque os abacaxis, corte-os em fatias, tire o centro dos abacaxis e remova os olhinhos. Corte as rodelas em quadradinhos ou pedaços
3. Comece a aquecer a água na panela, e aqueça mais água em outra panela ou chaleira.
4. Preparar o xarope fino, ou aqueça o suco do abacaxi.
5. Método frio: Ponha os pedaços de abacaxis dentro dos vidros quentes até 1 cm da superfície. Jogue por cima o xarope fervente ou suco até 1 cm da superfície do vidro.
6. Passos básicos 9 a 11
7. Siga os passos básicos 12 e 13. Processe na panela de água quente por 30 minutos para ½ e 1 litro.
8. Siga os passos básicos 14 a 17.

Uvas

As uvas verdes sem sementes, são as melhores para conservar. Você vai precisar preparar um xarope fino ou médio. Todos os utensílios básicos serão usados, menos facas.
½ kg = cerca de 1 litro em conserva
Passos básicos para conservar frutas de 1 a 5.
Aqueça as uvas no xarope somente até ferver.
Siga os passos básicos do 7 ao 13. Processe na panela de água quente por 15 minutos.
Siga os passos básicos do 14 ao 17.
Como preparar o Xarope para Conservar Frutas
Para fazer o xarope, combine água e açúcar (ou parte de açúcar, karo ou mel claro) nas proporções discriminadas. A seguir deixar ferver por 5 minutos, se a água for filtrada, caso contrário, ferver por 15 a 20 minutos. Mantenha o xarope quente, mas sem deixá-lo ferver novamente.
Faça-o em banho-maria. Cada vidro de 1 litro leva mais ou menos 1 a ½ xícara de xarope. O xarope que sobrar poderá ser guardado na geladeira para ser usado noutra ocasião.

Tipo de Xícaras de Xícaras de água Xícaras de xarope
Xarope Açúcar ou
Karo
Fino 2 4 5
Médio 3 4 5 1/2
Grosso 43/4 4 61/2

0 comentários:

Visite o site oficial da Igreja