Pura Inspiração!!!

28 de novembro de 2008

Reaproveitamento de Alimentos 1

OFICINA: REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
veja abaixo algumas receitas que pode ser feito com os restos de alimentos:

Pó de Casca de Ovo
Separe a casca, ferva por cinco minutos e seque ao sol. Bata no liquidificador e depois passe por um pano fino. Deve ficar como pó. Utilize uma colherinha nos refogados, sopas, arroz, feijão, molhos, etc.. O pó de casca de ovo é riquíssimo em cálcio, nutriente importante para o crescimento e prevenção da osteoporose, na gravidez e amamentação.Talos de AgriãoFaça bolinhos ou refogados com carne moída.

Folhas de Brócolis ao Forno
600 g de folhas de brócolis (1 pé)2 ovos batidos2 colheres (sopa) de margarina¼ xícara (chá) de farinha de rosca2 colheres (sopa) de queijo raladosal à gostoCozinhe um pouco as folhas de brócolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 à 40 minutos.

Cascas de Goiaba
Lave-as bem e bata-as no liqüidificador com água. Adoce à gosto.

Cascas da Maçã
Utilize-as no preparo de sucos e chás.

Doce de Casca de Maracujá
Lave 6 maracujás, descasque-os deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para outro. Escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar acrescente canela.

Folhas de Couve-FlorPrepare sopas com folhas desta hortaliça.

Bolinhos de Folhas de Beterraba
1 copo de talos e folhas lavadas e picadas2 ovos5 colheres (sopa) de farinha de trigo2 colheres (sopa) de águaCebola picadaSal à gostoÓleo para fritarBata bem os ovos e misture os outros ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente e escorra em papel absorvente.

Folhas de Uva
Podem ser enroladas com carne moída e servidas com molho de tomate.

Folhas de Figo
Pode-se utilizá-las no preparo de licores, chás ou xaropes.

Doce de Casca de Banana
5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas2 1/2 copos de açúcar.Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.
Aperitivo de Cascas de BatataCascas de batataÓleo e sal.Lave as cascas e frite-as em óleo quente, até ficarem douradas e sequinhas. Tempere à gosto.

Pó de Folha de Mandioca
A folha de mandioca é rica em vitaminas e ferro. Seque as folhas de mandioca na sombra e depois bata no liqüidificador. Use uma pitada de sal ao preparar um prato.

Molho de Cascas de Berinjela para Massas
2 dentes de alho picados3 colheres (sopa) de óleo2 copos de cascas de berinjelas cortadas em tiras de 1 cm de largura.1 1/2 copo de águaSal e pimenta do reino à gosto1 colher (chá) de orégano4 tomates sem pele e sem sementes ou6 colheres (sopa) de polpa de tomate.Doure o alho no óleo. Junte as cascas de berinjelas e refogue por 5 minutos. Junte a água, o sal, a pimenta do reino, o orégano e os tomates. Cozinhe por uns 5 minutos até engrossar ligeiramente. Dá para meio pacote da massa de sua preferência.

Bolinho de Talo de Brócolis2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido2 ovos1 cebola média picadaSal à gosto6 colheres (sopa) de farinha de trigoÓleo para fritar.Bata no liqüidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture os ingredientes restantes. Frite as
colheradas em óleo quente.

Rama de Cenoura
Com o ramo de cenoura, experimente preparar bolinhos, sopas, refogados e enriquecer tortas e suflês .

Ramas de Cenoura Crocantes
1 xícara de farinha de trigo1 colher (sopa) de óleoSal a gosto30 raminhos de folhas de cenouraÓleo para fritarMisture a farinha com o óleo, o sal e 1/2 xícara de água. Passe ligeiramente os raminhos na massa sem cobrí-los totalmente e frite no óleo quente.

Doce de Casca de Melancia
Cascas de 1/2 melancia1/2 kg. de açúcarCravo à gostoCanela em pau à gostoRemova a parte verde da casca, passe a polpa branca pelo ralador grosso e reserve. Misture o açúcar com 1/2 copo de água, junte cravo, canela e faça uma calda deixando ferver por 10 minutos .

Patê de Talos de Legumes
2 colheres de talos de beterraba e de espinafre1 copo de ricota ou maioneseSal e pimenta à gosto.Bata tudo no liqüidificador. Sirva gelado.

Pudim de Casca de Goiaba
1 copo de suco de casca de goiaba1 copo de água2 colheres bem cheias de maisena3 colheres bem cheias de açúcar.Dissolva a maisena, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje em forma umedecida e leve à geladeira.

Geléia de Casca de Abacaxi
Cascas de um abacaxi4 copos de águaAçúcar, o quanto baste3 colheres bem cheias de maisena .Lave com uma escovinha as cascas do abacaxi. Bata as cascas junto com a água no liqüidificador. Passe por uma peneira. Junte o açúcar e a maisena dissolvida. Leve ao fogo e deixe cozinhar bem. Despeje em pirex previamente umedecido. Sirva gelado.
A receita abaixo foi extraída do livro “Diga não ao desperdício” - Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

Doce de Casca de Abacaxi com Côco
Casca de 1 abacaxi picada2 xícaras (chá) de açúcar1 pacote de 100g de côco ralado1 colher (sopa) de margarinaDescasque 1 abacaxi, lave a casca e ferva com um pouco de água.Bata a mistura no liquidificador e coe.A parte que ficou na peneira leve ao fogo em uma panela e acrescente o açúcar, o côco, a margarina e o cravo, se quiser.Mexa sempre até desprender do fundo da panela. Dá 16 porções.Fonte: http://www.planetanatural.com.br/detalhe.asp?cod_secao=17&idnot=634

1 comentários:

Beatriz Duarte' disse...

querida irmã vc é ótima que bom que o talento que o pai celestial lhe deu vc tem compartilhado a sua criatividade tem me ajudado bastante servi como lider de professora visitante e agora sirvo também como conselheira da soc soc deixo registrado aqui meu amor meu carinho minha adimiração e minhas orações a vc continue nos ajudando com o seu talento e amor.

Visite o site oficial da Igreja