Pura Inspiração!!!

14 de novembro de 2008

Cuidados com o Cabelo

Oficina : CUIDADOS COM O CABELO

"Quem nunca escutou a expressão "o cabelo é a moldura do rosto" ? A verdade é que os cabelos têm um papel fundamental na composição da nossa aparência. E ter cabelos bonitos e saudáveis não ocorre ao acaso, é preciso ter cuidados diários para tratar e, principalmente, prevenir os danos aos cabelos."

Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.
A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.

Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.
Brilho

Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.
Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.

Eletricidade estática

Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.

Força

Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.
Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.

Exposição solar

A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.
Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.

Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.
Seis dicas para você cuidar de seus cabelos
Beleza e saúde dos fios! Por Mariana Monteiro
1. Cuidados básicos com os cabelos tingidos - Usar bons xampus e cremes adequados para cada tipo de cabelo. As máscaras caseiras também são uma excelente alternativa. Quando tomar sol, usar sempre chapéu e produtos leave-in. Cortar regularmente e fazer hidratação 1 vez por mês. Evite molhar os cabelos na água da piscina com muito cloro, use uma touca ou um creme específico para protegê-los.
2. Dicas de xampus e cremes - Procurar sempre usar xampus e condicionadores corretos para o tipo de cabelo, não lavar os cabelos com água quente. Enxaguar bem o xampu e não usar condicionador na raiz, lavando com água fria sem deixar que o cabelo fique cheio de creme. Para uma hidratação, procurar a ajuda de um profissional, pois este está sempre atualizado e poderá indicar o melhor creme ou tratamento. As melhores marcas são Payot, Natura, L´Óreal, Wella, Phytoervas entre outros.
3. Massagens, técnicas de hidratação, cuidados caseiros. Você pode fazer em casa um banho de creme, se possível peça para alguém massagear sua nuca e alongar os fios com a ajuda de um creme para seu tipo de cabelo (Kerastase é o mais usado e pode ser encontrado em coiffeurs). Depois da massagem envolva uma toalha quente nos cabelos e aguarde 20 minutos, depois é só lavar.
3. Na hora da escolha da tinta pesa a opção por uma boa marca. Isso porque as empresas que já estão há mais tempo no mercado, têm investido muito em pesquisas para melhoria dos produtos. Antigamente, as tinturas tinham 7% de amônia em sua composição, o que prejudicava muito os fios. Hoje, já existem marcas com apenas 1%. Além disso, algumas marcas fazem tinturas com cera de abelha e outros componentes que ajudam a proteger e hidratar o fio de cabelo.
4. Tinta que menos resseca os cabelos . Existe, mas depende do cabelo e da tonalidade que a pessoa escolher. Se for para escurecer, é um tipo de tinta, para clarear, outro. Depende também dos cuidados que cada um tem com os cabelos. Os tonificantes geralmente são menos agressivos do que as tinturas, e a henna também é uma opção mais natural (depende da marca).
5. A tintura resseca o cabelo. Claro. Porque é um processo químico que acaba mexendo com a estrutura do cabelo. As tinturas contêm amônia e peróxido de hidrogênio, que são produtos químicos que alteram a resistência dos fios. Mas nada que um dia da semana dedicando-se a você não resolva. Tire um dia na semana para se cuidar. Em casa ou no salão capriche no tratamento dos cabelos, do corpo (depilação), pés e mãos (hidratar) e da mente é claro! Relaxe.
6. Adeus cabelos secos. Hidratação sempre! Usar os produtos corretos para seu tipo de cabelo e procurar sempre a ajuda de um profissional para a escolha do melhor produto para seu tipo de cabelo. E não esqueça que a alimentação e hábitos saudáveis como praticar exercícios e dormir oito horas por dia, também contribuem para a beleza dos cabelos. Consultoria da coiffeur Cris Cassolari, do Coiffeur L'Officiel.
Fonte:maisde50
Vitaminas e minerais importantes para a saúde dos cabelos

Uma boa alimentação com certeza pode fazer muito mais pelos seus cabelos do que um bom xampu ou um bom creme capilar. Abaixo vai uma lista das vitaminas e minerais importantes para a saúde dos cabelos.Vitamina B2A Vitamina B2 (ou riboflavina, antigamente designada também por vitamina G) tem as seguintes funções no organismo: favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteinas, é importante para a saúde dos olhos, pele, boca, unhas e cabelos. É importante também no crescimento, na reprodução e na cicatrização.Sinais de falta: rachaduras nos cantos da boca e nariz, estomatite, coceira e ardor nos olhos, inflamações das gengivas com sangramento, língua arroxeada, pele seca, depressão, catarata, letargia e histeria.Onde é encontrada: Cereais em Grãos (arroz, aveia, cevada, trigo, levedo de cerveja), Leite, Ovos, Fígado, Semente de Girasol, Ervilhas, Todas as Couves, Repolho, Agrião.A riblofavina em excesso pode originar urina muito mais amarela.-----------Vitamina B7Vitaminas B7 (inositol) tem como principal função neutralizar o colesterol (diretamente ligado à obesidade).Previne também a calvície e tem função de calmante (age diretamente no sistema nervoso).Onde é encontrada: Pólen de flores; Germem de trigo; Levedo; Laranjas; Alfafa germinada; Nozes; Melão; Iogurte.Doses diárias recomendadas: 500 a 1.000 mg. Exemplo: cada laranja contém em média 12 g de vitamina B7, ou seja, ingerindo apenas uma laranja ao dia, tem-se esta necessidade suprida.-----------LítioA deficiência do lítio provoca alterações de comportamento, o que pode levar à ansiedade e à depressão. A falta de lítio provoca queda de cabelo.Sinais de falta: Dor de cabeça, herpes e seborréia dermatológica.Onde é encontrado: gengibre, alguns cogumelos, nozes, alface, agrião, água.
Máscara Para Cabelos Desidratados
1/2 abacate maduro batido no liquidificador
1/2 copo de iogurte natural
2 colheres ( sopa ) de melgoma da folha de babosa ( descasque 1 folha de babosa e retire a parte melada ).
Bata tudo muito bem.Passe a mistura nos cabelos úmidos e abafe com uma touca térmica ou toalha quente por 20 minutos.Espere esfriar os fios antes de lavar os cabelos para dar tempo de eles absorverem os hidratantes.

Esta máscara funciona muito bem para os cabelos masculinos.
1 xícara ( café ) de arroz integral moído
folhas de confrei
Faça um chá de folhas de confrei em quantidade suficiente para umedecer o arroz.Não precisa muito, faça uma pasta quase seca. Lave os cabelos, enxágüe e com uma toalha retire o excesso de umidade. Depois passe a máscara no couro cabeludo, friccionando um pouco com os dedos ( não use as unhas, somente as pontas dos dedos ) Deixe por 5 minutos e lave novamente com shampoo neutro.Por último, enxágüe com água fria. Faça 1 vez por semana

Ingredientes:
1 colher de maisena
meia caixa de gelatina (dizem que a de uva é melhor porque dá brilho)
agua
Preparo:
Levar ao fogo até engrossar. Depois misture creme ou condicionador, ampolas de vitaminas e o que mais você quiser para incrementar a hidratação (abacate também é bom). Aplique este creme no cabelo e enrole os cabelos com uma toalha aquecida.
.

Ingredientes:
1/2 abacate pequeno
1 gema (retire a película branca para amenizar o cheiro de ovo)
2 colheres (sopa) de iogurte natural integral
1 ampola de vitamina A
1 colher de mel
Preparo:
Misture bem tudo e passe nos cabelos lavados. Envolva-os em papel alumínio. Espere agir por 30 minutos e lave com xampu neutro e condicionador.Aplique 1 vez por semana, até o cabelo melhorar.Depois a cada 15 dias ou 1 mês, para manutenção.

0 comentários:

Visite o site oficial da Igreja