Pura Inspiração!!!

16 de julho de 2010

Planejamento da Aula 14 do Princípios do Evangelho/2010

Aula 14: A Organização do Sacerdócio

Momento 1: (5 minutos)
Faça uma revisão da aula passada perguntando:
1. Vocês lembram sobre o que foi a aula passada?
O Sacerdócio.

2. O que é o Sacerdócio?
O poder e autoridade de Deus dada aos homens dignos.

3. Para que ele serve?
Para agir em nome de Deus ao realizar ordenanças sagradas do evangelho.

4. Como se recebe o sacerdócio?
Leia D&C 84:17...... E diga que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias é a mesma igreja que Jesus Cristo instituiu antes de ascender aos céus, por essa razão o sacerdócio que ele instituiu naquela época está presente e é necessária até hoje e a única igreja que tem a autorização de ordenar homens ao sacerdócio é esta igreja.

Momento 2: (5 minutos)

Pergunte a uma irmã:
>>>Em quantas partes está dividido o sacerdócio?<<<
Peça que leiam D&c 107:1

Pergunte a outra irmã:
>>>Os nomes desses sacerdócios sempre foram esses?<<<
Sacerdócio de Melquisedeque: D&C 107:2-4
Sacerdócio Aarônico: D&C 107:13-14,20

Momento3: (15 minutos)
Pergunte: >>>Quem tem o sacerdócio na igreja?<<<
Os homens dignos e membros da igreja.

>>>Quem tem as chaves do sacerdócio na igreja?<<<
Os líderes recebem as chaves do sacerdócio para realizar os trabalhos naquela organização ou local em particular. Por exemplo, o bispo tem as chaves para dirigir a ala, o presidente do quorum tem as chaves para presidir o quorum, o presidente da estaca tem as chaves para presidir a estaca a que foi designado, o profeta possui todas as chaves do reino de Deus, etc.

Obs.:Se essa resposta não vier a tona entre as irmãs não diga peça que uma irmã leia a seguinte citação que está na página 76 do manual.

“O sacerdócio em termos gerais é a autoridade dada ao homem para agir em nome de Deus. Essa autoridade foi delegada a todo homem ordenado a qualquer grau do sacerdócio. Mas é necessário que todo ato realizado sob essa autoridade seja feito no devido tempo e lugar, da maneira adequada e segundo a devida ordem. O poder de dirigir este trabalho constitui as chaves do sacerdócio. Somente uma pessoa por vez possui a plenitude dessas chaves: o profeta e presidente da Igreja. Ele pode delegar qualquer parte desse poder a outra pessoa, sendo que essa pessoa passa a possuir as chaves daquele aspecto particular do trabalho. Desse modo, o presidente de um templo, o presidente de uma estaca, o bispo de uma ala, o presidente de uma missão, o presidente de um quorum, cada um deles possui as chaves dos trabalhos realizados naquela organização ou local em particular. Seu sacerdócio não é aumentado por esse chamado especial; (...) o presidente de um quorum de élderes, por exemplo, não tem mais sacerdócio do que e qualquer dos membros desse quorum, mas tem o poder de dirigir os trabalhos oficiais realizados no (...) quorum ou em outras palavras, as chaves daquela divisão do trabalho”.
Presidente Joseph F. Smith

>>> Para que haja um melhor entendimento da citação faça perguntas a respeito das informações encontradas nela até chegarem na resposta da pergunta inicial se preferir pode seguir o roteiro sugerido abaixo. Cuidado com o tempo!

1. No que constitui as chaves do sacerdócio?
O poder de dirigir o trabalho.

2. Quem possui a plenitude dessas chaves?
O Profeta e presidente da igreja.

3. O que o profeta pode fazer por ter essa plenitude?
Ele pode delegar qualquer parte desse poder a outra pessoa, sendo que essa pessoa passa a possuir as chaves daquele aspecto particular do trabalho.

4. O que significa para um bispo ter as chaves do sacerdócio?
Significa que ele tem as chaves dos trabalhos realizados naquela ala.

5. O presidente da igreja tem mais sacerdócio que o presidente do quorum?
Seu sacerdócio não é aumentado por esse chamado especial.

6. Quem tem então as chaves do sacerdócio na igreja?
Todos aqueles homens dignos que são designados para presidir uma organização ou local em particular tem as chaves para realizar os trabalhos inerentes ao chamado ou ofício.

Momento 4: (15 minutos)
Entregue para as irmãs a tabela que está no anexo no final deste planejamento e peça para as irmãs que de acordo com os tópicos Ofícios e deveres dos Sacerdócios Aarônico e de Melquisedeque complete os espaços da tabela. Não separe-as em grupos ou duplas mas designe irmãs mais antigas para que ajude irmãs recém conversas ou visitantes que encontrem dificuldades. Dê 15 minutos a elas.

>> Faça uma réplica da tabela em um cartaz para realizar a correção e até mesmo a discussão de cada tópico. Seria interessante preparar os nomes dos ofícios em tiras com cores iguais de acordo com o âmbito em que atuam.

Ala: Élder, Diácono, mestre, sacerdote e bispo.
Estaca: Sumo sacerdote e patriarca.
Igreja Mundial: Setenta e Apóstolo.

Com as tiras distribuídas assim fica mais fácil falar dos quoruns faça isso rapidamente devido ao tempo se você perceber que o tempo já está muito curto não fale sobre os quoruns já é bem importante que elas entendam os ofícios de ambos sacerdócios se esse for o caso pule para o momento 6.

Momento 5: (5minutos)
Peça a uma irmã que leia:

“ Se o quorum do sacerdócio funcionar de maneira correta, os membros do quorum serão encorajados, abençoados, integrados e ensinados a respeito do evangelho por seus líderes. Embora um homem possa ser desobrigado de chamados na Igreja não há alteração em sua condição de membro do quorum. Ser membro de um quorum so sacerdócio deve ser considerado um privilégio sagrado”.

Momento 6: Peça a outra irmã que leia: (5 minutos)

“ Todas as organizações da Igreja funcionam sob a direção dos líderes do sacerdócio e ajudam a levar adiante o trabalho do Senhor. Por exemplo: a presidência das organizações da Sociedade de Socorro, das Moças, dos Rapazes, da Primária e da Escola Dominical da ala servem sob a direção do bispado. Essas organizações são chamadas de auxiliares do sacerdócio”.


Momento 7: Preste seu testemunho sobre a importância de cada membro da igreja de ajudar os quoruns e as auxiliares do sacerdócio a serem bem sucedidos e de que mesmo sem um chamado ainda temos o chamado mais importante que é o de Mestre Familiar e Professora Visitante.

Tabela de Oficios dos Sacerdócios.

2 comentários:

Fernanda Silva disse...

gostei das idéias para Aula...bjinhos

Karen Torres Andrade disse...

Que bom.....obrigada pela visitinha....e volte sempre!!! hehe

Visite o site oficial da Igreja