Pura Inspiração!!!

5 de agosto de 2009

História dos Hinos - Eu Sei que Vive Meu Senhor

EU SEI QUE VIVE MEU SENHOR nº 70

Letra: Samuel Medley, 1738-1799. Incluído no 1º hinário SUD, 1835

Música: Lewis D. Edwards, 1858-1921

Referências: Jó: 19:25

Salmos 104: 33-34

Edward P. Kimball, compositor e organista do Tabernáculo, tinha um testemunho tão grande do poder deste hino, que fez a seguinte promessa: “Quando a dúvida, o desânimo, ou qualquer outro inimigo do Espírito de Deus se manifestarem, cante ou apenas toque este hino realmente inspirado e uma nova luz abençoará sua alma com alegria”.

Samuel Medley, que escreveu a letra em 1775, gostava das repetições usadas neste hino. Vinte e seis das trinta e duas linhas do hino, começam com a mesma frase: “Eu sei que vive meu Senhor”.

A repetição não é necessariamente um erro num hino. Às vezes, é a própria repetição que traduz o fervor da súplica do hino ou da convicção de sua mensagem. Consideramos, por exemplo, o hino “Mais Perto Quero Estar”, n. 62, “Conta as Bênçãos”, n. 57, “Careço de Jesus”, n. 61. Cada um desses hinos é também caracterizado por uma frase-chave repetida muitas vezes e essa repetição dá mais ênfase à mensagem:

A letra de “Eu Sei Que Vive Meu Senhor” apareceu no hinário de Emma Smith em 1835, com sete estrofes curtas. Quando as estrofes curtas foram combinadas para formarem uma mais longa, o último verso teve que ser repetido para completar o hino. Porém, a repetição, nesse ponto é mais uma força do que uma fraqueza; a repetição das palavras do último verso é como acrescentar um testemunho adicional ou um “Amém” extra ao testemunho expresso no hino.

Dois talentosos Santos dos Últimos Dias, dentre nossos primeiros compositores, George Careless e Edwin F. Perry, escreveram a melodia desse hino. Mas uma outra melodia, escrita por outro SUD, Lewis D. Edwards, publicada em 1901, foi aquela que atingiu a alma dos Santos dos Últimos Dias. George D. Pyper fez o seguinte comentário: “Se Samuel Medley tivesse estado aqui para nos orientar, ele não poderia ter escrito uma melodia mais apropriada do que esta, pois Edward captou o estilo de Medley, acentuando as palavras-chaves que o autor da letra adorava repetir em seu refrão. No que diz respeito aos Santos dos Últimos Dias, Edward ligou seu nome ao de Medley para todo o sempre”.




2 comentários:

sebastian carvalho disse...

um belo hino para alma de todos filho de deus pai celeste e senhor jesus cristo amém.

sebastian carvalho disse...

um lugar de felicidade.

Visite o site oficial da Igreja