Pura Inspiração!!!

11 de julho de 2009

Horta Caseira

Como montar uma horta em apartamento?

A primeira coisa é escolher onde ela será montada e garantir que seja instalada num local ensolarado. Cuidados com a preparação da terra, a seleção adequada das culturas e a boa manutenção também são essenciais

Confira abaixo o passo-a-passo para a sua horta vingar.

1. Escolha do local

As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.

2. Onde plantar?
Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade) ou carrinhos de mão. É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.

3. Preparo do solo
Melhor comprar terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio, aconselha o técnico agrícola Adejar Gualberto Marinho, da Embrapa Hortaliças. “O ideal é que a terra tenha pH 6. Se o solo for ácido demais, as plantas não vingarão”, afirma.

4. Seleção das culturas
Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos

5. Cuidados no plantio
A plantação começa com sementes ou mudas, dependendo da cultura. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobe para 35 cm.

6. Rega e manutenção
No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.

Três hortas de apartamento

Projetos mostram que é possível cultivar ervas e temperos em apartamentos

Quem gosta de cozinhar em casa sabe a delícia que é ter temperos frescos à mão. Pois esse prazer é possível mesmo em espaços compactos. Hortas crescem bem em vasos pequenos. Basta ter sol e seguir alguns cuidados simples de manutenção:

{txtalt}A maioria dos temperos pede sol intenso, preferencialmente o da tarde.

1 - AROMAS QUE VÊM DA JANELA

Na Espanha, estagiando no badalado restaurante Mugaritz, Thomas Troisgros aprendeu o cultivo dos temperos. "A primeira tarefa da manhã era cuidar da horta", lembra. Hoje, trabalhando ao lado do pai, o chef francês Claude Troisgros, em três restaurantes no Rio de Janeiro, ele usa ervas orgânicas trazidas diariamente de Petrópolis. No dia-a-dia, em seu apartamento no bairro do Jardim Botânico, colhe diretamente dos vasos, na janela da sala integrada à cozinha.

{txtalt}
Para que a horta não roubasse a área de circulação na varanda, de apenas 4 m², a arquiteta criou um painel vertical com ripas de cumaru.

2 - VARANDA SEMPRE VERDE
Quando mudou de uma casa com jardim para este apartamento pequeno, no Rio de Janeiro, a jornalista Clarice Ribeiro fez questão de encontrar um espaço para sua horta. A solução da arquiteta Ana Paula Souza foi ocupar a varanda integrada à sala, a área de melhor insolação do imóvel. "As ervas enfeitam e perfumam. Muitas vezes, os vasos estão tão bonitos que trago para o interior", diz a moradora.

{txtalt}
Os vasos altos são da L’Oeil. Os menores foram fornecidos pelos paisagistas.

3 - VASOS GRANDES NO TERRAÇO
Na área de lazer da designer Walquíria Tessari Derenze, não podia faltar uma horta. "Nosso maior prazer é receber os amigos para cozinhar, e os temperos frescos são ingredientes fundamentais nas reuniões", conta ela. A cobertura de seu apartamento, em São Paulo, tem uma cozinha gourmet integrada ao pequeno jardim de vasos, onde a designer colhe manjericão, alecrim e pimenta. Paisagismo assinado por Caterina Poli e Sérgio Menon, do escritório Grama e Flor.


1 comentários:

Horta Pronta Online disse...

Olá, conheça a Horta Pronta Online, a Horta que já vem pronta,

http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/

Grato, Eliel.

Visite o site oficial da Igreja