Pura Inspiração!!!

28 de julho de 2009

Plano de Bem Estar e Autossuficiência

Neste último Domingo tivemos um serão muito inspirado sobre os Princípios Básicos de Bem Estar e Autossuficiência posto aqui algumas de minhas impressões.

Responsabilidade dos Membros

1. Prover para Si e Sua Família: Os membros da Igreja são responsáveis por seu bem estar espiritual e temporal.
2. Instrução e Capacidade de Ler e Escrever: A instrução pode aprimorar, enobrecer e proporcionar entendimento que conduzem a uma vida mais feliz.
3. Saúde Física: O Senhor ordenou que os membros mantivessem saudáveis o corpo e a mente. Devem manter o lar e arredores limpos e higiênicos e providenciar cuidados médicos e odontológicoas adequados.
4. Emprego: O trabalho é a base sobre a qual repousam a autossuficiência e o bem estar temporal. Os membros devem ser diligentes e dignos de confiança e prestar serviço honesto pelo pagamento e benefícios que recebem.
5. Armazenamento Doméstico: Para ajudar a cuidar de si mesmos e de seus familiares, os membros evem preparar um armazenamento de 3 meses de alimentos bem como água e remédios.
6. Finanças: Para tornarem-se autossuficientes financeiramente, os membros devem pagar o dízimo e ofertas, evitar dívidas, preparar um orçamento e viver dentro dele, ter uma poupança e ensinar os princípios de administração financeira aos membros da famíla.
7. Força Espiritual: A espiritualidade é essencial para o bem estar temporal e eterno de uma pessoa. Os membros da igreja devem exercer a fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, obedecer aos mandamentos de Deus, orar diariamente, estudas as escrituras e os ensinamentos dos profetas modernos, assistir às reuniões da Igreja e servir nos chamados e designações da Igreja.
8. Cuidar dos Outros: Durante Seu ministério mortal, o Salvador andou entre os pobres, doentes e aflitos, ministrando em suas necessidades e abençoando-os com cura e esperança. Ele ensinou Seus discípulos a fazer o mesmo.

Responsabilidades do Bispo

1. Buscar os pobres e não esperar que estes o procurem e peçam ajuda.
2. Estimular a Responsabilidade Pessoal de cada membro por sua autossuficiência.
3. Ensinar os membros de que o Plano de Bem Estar serve para sustentar a Vida e não o Estilo de Vida.
4. Prover mercadorias ao invés de prover dinheiro bem como pagar suas dívidas.
5. Dar oportunidade de trabalho para manter a dignidade da família que recebe a ajuda.
6. Manter confidencial as necessidades de bem estar dos membros.

Responsabilidade da Sociedade de Socorro

A Sociedade de Socorro, que tem a responsabilidade de "cuidar do bem estar espiritual e da salvação de todas as mulheres da Igreja", foi organizada para proporcionar "socorro aos pobres, aos necessitados, à viúva e ao órfão e para o exercício de todos os propósitos benevolentes". Isso inclui "socorro na pobreza, socorro na doença, socorro na dúvida, socorro na ignorância e socorro em tudo que impeça a alegria e o progresso da mulher". Ouvi o Presidente Monson falar com grande estima sobre as presidentes da Sociedade de Socorro que serviram com ele na época em que era um jovem bispo. Ele e as presidentes da Sociedade de Socorro seguiam o mesmo modelo que temos hoje. Sob sua direão, a presidente da Sociedade de Socorro ia aos lares dos membros para saber onde havia necessidade de alimento, móveis, aptidões, força emocional ou outras necessidades. Com a ajuda da oração e dos dons espirituais que possuíam, as presidentes da Socieade de Socorro que serviram com ele buscavam inspiração para fazer uma avaliação adequada das necessidades nos lares. Usando essa avaliação, ele podia então desenvolver um plano de autossuficiência para seu povo.


" Nosso principal propósito foi estabelecer (...) um sistema sob o qual a maldição da indolência fosse banida, os males da esmola abolidos e a independência, industriosidade, frugalidade e o autorrespeito fossem mais uma vez estabelecidos entre o nosso povo. O objetivo da Igreja é ajudar as pessoas a se ajudarem. O trabalho deve ser reentronizado como o princípio governante na vida dos membros de nossa igreja."
A primeira Presidência, em Conference Report, outubro de 1936, p. 3.

1 comentários:

susana disse...

A "Caridade nunca falha" e está nas nossas mãos para que vença!!
Karen seu blog é uma benção muito grande!!!Obrigada

Visite o site oficial da Igreja