Pura Inspiração!!!

20 de fevereiro de 2009

Prêmio Irmãs em Ação - Categoria "Como os Anjos"


Sugestões para os Ensaios de 5 Minutos nas Reuniões Dominicais da Sociedade de Socorro




Sugestão #1: Introduza os ensaios de 5 minutos de música nas atividades também para que se torne mais comum para as irmãs e para que elas percebam o quanto é importante para a Presidência ver a participação de todas.
Sugestão #2: Para ensinar a contagem do Tempo explique que o ritmo do hino depende de fazer uma contagem correta do tempo do mesmo. O ritmo de um hino baseia-se numa unidade de tempo constante que se pode ouvir e sentir. Toque um hino simples como Tal Como um Facho e Com Valor Marchemos e peça para que as irmãs batam as mãos acompanhando o hino sendo cantado. As conduza no ritmo certo caso não consiga e diga que estão marcando a unidade de tempo com as palmas. Como são só 5 minutos termine por ai e continue por mais dois encontros seguidos a marcar o ritmo de alguns hinos com palmas e por último contando para que percebam que as notas tem informam tempos diferentes.
Sugestão #3: Ensinando a Fórmula do Compasso, mostre que a fórmula é uma fração (um número sobre o outro) que fica no canto superior esquerdo dos hinos deixe que as mulheres folheiem o hinário e se familiarizem com essas fórmulas explique o que significa o número de cima e o que significa o número de baixo. Introduza o conceito de travessão. Faça tarjetas com as primeiras linhas de alguns hinos somente com as notas musicais, e peça que encontrem de que hino é cada exemplo. Para ficar divertido divida em grupos pequenos de três mulheres e quem encontrar todos os exemplos primeiro vence. Não esqueça que tudo tem que durar 5 minutos então vc pode dividir em dois encontros.
Sugestão #4 : Cante "Vinde, Ó Santos" e mostre que em alguns hinos a fórmula do compasso muda faça o exercício da contagem ou das palmas para que entendam como isso pode ajudá-las a cantar corretamente os hinos mesmo sem um pianista para auxiliá-las.
Sugestão #5: Todos os tempos em um compasso são importantes, mas o Primeiro Tempo é o mais forte. Apesar de ser percebido com mais força, ele não é tocado ou cantado mais alto. Uma vez que se saiba que o tempo forte é o primeiro, basta contar até que se perceba o tempo forte seguinte. Percebe-se que ele vem logo após cada travessão ou no final de cada compasso.O número de tempos entre os dois tempos fortes é o mesmo expresso pelo numerador da fração que indica a fórmula do compasso. Embora o Tempo Forte não é tocado ou cantado mais alto um bom exercício é cantá-lo mais alto use um hino simples como "Alegres Cantemos" onde se percebe nitidamente o Tempo Forte primeiramente cante o primeiro refrão normal e pergunte se todas identificaram o Tempo Forte e então cantem o mesmo refrão enfatizando o Tempo Forte. Ao compreender o Tempo Forte cantamos com mais sentimento e ânimo os hinos.
Sugestão #6: Uma coisa muito importante é aprender as Figuras e Ritmos ensine que elas existem faça cartazes com cada uma delas e dê os nomes mas não diga os nomes rítmicos delas. Separe rapidamente em pequenos grupos e dê um hino para cada uma e fazendo as contagens de tempo que já aprenderam ou até mesmo lendo as fórmulas do compasso peça que descubram os nomes rítmicos de cada figura e o número de tempos. Faça o seguinte esquema para cada grupo.
Nome da figura : Semínima, Mínima, Mínima Pontuada e Semibreve
Número de Tempos: 1, 2, 3 e 4
Nome Rítmicos: Dá, Dá-á, Dá-á-á, Dá-á-á-á
Peça que elas façam o esquema e relacionem todas as informações. O grupo que acertar tudo vence.
Sugestão #7: Faça a Leitura do Ritmo dos Hinos cantando os nomes rítmicos. Sugiro os hinos "Nossa Humilde Prece Atende", "Comigo Habita" e "Doce é o Trabalho".
Sugestão #8: Sabendo as Fórmulas do Compasso, a Contagem dos Tempos e o Tempo Forte já pode ser treinado o Padrão de Regência. Leve em um cartaz bem grande os quatro padrões básicos encontrado no hinário mesmo. Treine os movimentos dizendo o número ao fazer as curvas ao final de cada movimento. Peça que fiquem em pé com as pernas ligeiramente separadas, estendam o braço para frente a partir do ombro e dobre o cotovelo. Mantenham a mão relaxada e vire a palma um pouco para baixo. Faça um movimento para baixo, terminando numa leve curva á altura da cintura.
Sugestão #9: Por exemplo a diretora de música, responsável pela categoria como os anjos, pode passar durante os 5 min. de musica um pote com várias notas musicais, umas pretas e outras coloridas. Aquela irmã que tirou a nota da cor vermelha:" Levanta-se e conte-nos qual é o seu hino favorito". A Diretora então ensina como o rege e convida a irmã para tentar regê-lo (só um pedacinho). Depois pode ler uma escritura sobre a musica, ou pensamento e convidá-las para participar do projeto na Categoria "Como os Anjos". Isso tudo deve durar uns 2 a 3 min. e pode ser feito no período de musica ou na abertura. Postada em aalvarompe.






NO FINAL DE CADA TREINAMENTO A DIRETORA DE MÚSICA PODE DIZER :
"OBRIGADA IRMÃS NÓS CANTAMOS COMO ANJOS"
Lembra a Categoria a qual estão participando!

0 comentários:

Visite o site oficial da Igreja