Pura Inspiração!!!

20 de junho de 2010

Planejamento da Aula do quarto domingo de Junho/2010

Aula: Curar os Enfermos. Discurso proferido pelo Élder Dalin H. Oaks do Quorum dos Doze Apóstolos na 1800 Conferência Geral Anual da Igreja.

 

 10 Momento:  Faça a seguinte pergunta para as irmãs:

 >> Quando vocês estão doentes o que fazem para melhorar?

 Liste no quadro tudo o que elas fazem se não houver como opção pedir uma benção de saúde pergunte porque elas não pedem uma bênção para o sacerdócio se houver a opção logo depois peça para uma irmã que leia a seguinte história que está no inicio do discurso:

 “Quando uma pessoa solicitava uma bênção do sacerdócio, Brigham Young perguntava:’Já usou qualquer tipo de remédio?’ Pra os que respondiam que não porque ‘queremos que os élderes nos imponham as mãos e tenham fé para que sejamos curados’, o Presidente Young respondia: ‘Isso seria incoerente de acordo com minha fé. Se estivermos enfermos e pedirmos ao Senhor que nos cure, e faça tudo o que nos é necessário, de acordo com o meu entendimento do evangelho da salvação, eu poderia também pedir ao Senhor que fizesse crescer o trigo e o milho em meus campos, sem que eu tivesse o trabalho de ará-los e lançar a semente. Parece-me mais razoável aplicar todos os remédios que vierem ao alcance de meu conhecimento e pedir ao Pai Celestial (...) que santifique aquela aplicação para a cura de meu corpo”.

 Pergunte:

>> Esta pessoa que pediu a bênção ao presidente sem tomar alguma medicação precisaria antes de recebê-la tomar a medicação e esperar que fizesse efeito?

 Peça que uma irmã leia:

 “De acordo com o Élder Dalin ‘não precisamos esperar que todos os outros métodos tenham sido utilizados para orar com fé ou dar bênçãos do sacerdócio para cura’”.

 Peça a outra irmã que leia a escritura: D&C90:24 (Todas as coisas devem ser feitas com sabedoria e ordem e ter fé e orar deve sempre ser feito)

 20 Momento:Providencie uma cópia da seguinte história e peça para que cada irmã leia uma frase.

 “Um jornalista do Texas descreveu um [milagre de cura]. Quando sua filha de cinco anos ficou subitamente com febre e dificuldade para respirar, os pais a levaram correndo a um hospital. Quando ali chegou, os rins e os pulmões haviam parado de funcionar, ela estava com quase 42 graus de febre e com a pele toda vermelha, cheia de feridas roxas. Os médicos disseram que ela estava morrendo de um síndrome de choque tóxico, de causa desconhecida. Quando a notícia chegou aos familiares e amigos, que eram pessoas tementes a Deus, eles começaram a orar por ela, e um culto especial de oração foi realizado em sua congregação protestante, em Waco, Texas. Milagrosamente, de repente ela deixou de estar à beira da morte e, em pouco mais de uma semana, recebeu alta do hospital. Seu avô escreveu: ‘ Ela é uma prova viva de que Deus realmente responde as orações e opera milagres”.

 Peça que uma irmã leia a escritura : 2 Néfi 26:13

 Acrescente que segundo o Élder Dalin o aumento que tem havido atualmente nas calamidades naturais e nos problemas financeiros mostra que precisaremos desse poder no futuro ainda mais do que antes.

 30 Momento: Para entender como funciona uma bênção ministrada pelo sacerdócio vamos dividi-la em cinco partes (faça cartazes das cinco partes e cole no quadro):

1. A Unção

2. O Selamento da Unção

3. A Fé

4. As Palavras de Bênção

5. A Vontade do Senhor

 

Providencie cópia para todas as irmãs dos cinco passos explicados e resumidos retirados do discurso que está abaixo, peça para que cada irmã leia cada um dos cinco passos.

 

1. A Unção

No velho testamento a unção era uma cerimônia bastante conhecida para a santificação, e talvez também possa ser vista como símbolo das bênçãos que seriam derramadas do céu em conseqüência desse ato sagrado.

No Novo Testamento, Tiago ensina o papel da unção em relação a outros elementos da bênção de cura pela autoridade do sacerdócio.

Marcos 6:13: “ ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”.

Tiago 5:14-15: “ E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados “.

 2. O Selamento da Unção

Selar algo significa confirmá-lo e torná-lo válido para o propósito pretendido.

O Presidente Brigham Young ensinou: “Quando imponho as mãos sobre um enfermo, espero ser um instrumento pelo qual o poder de cura e a influência de Deus manifestem-se em favor do paciente e a doença ceda. (...) Quando estamos preparados, quando somos vasos santos diante do Senhor, um fluxo de poder pode emanar do Todo-Poderoso, passar pelo tabernáculo do administrador para o organismo do paciente e, então , o enfermo é curado (...)”.

 3. A Fé

O Livro de Mórmon nos ensina que “se não houver fé entre os filhos dos homens, Deus não pode fazer milagres entre eles” (Éter 12:12)

 4. As Palavras de Bênção

Outra parte da bênção do sacerdócio são as palavras de bênção proferidas pelo Élder depois de selar a unção. Essas palavras podem ser muito importantes, mas seu conteúdo não é essencial, e elas não são registradas nos anais da igreja. Em algumas bÊnçãos do sacerdócio, como a bênção patriarcal, as palavras proferidas são a essência da bênção. Mas, em uma bênção de cura, são as outras partes da bênção ( a unção, o selamento, a fé e a vontade do Senhor), que são os elementos essenciais.

5. A Vontade do Senhor

Em D&C 42:48 aprendemos que “aquele que tiver fé em mim para ser curado e não estiver designado para morrer, será curado”. Aprendemos...que os servos do Senhor não podem dar uma bênção do sacerdócio que faça uma pessoa ser curada, se a cura não for a vontade do Senhor. Sabendo de Seu grande amor e de Seu conhecimento supremo do que é melhor para o nosso bem estar eterno, confiemos Nele. O primeiro princípio do evangelho é fé no Senhor Jesus Cristo, e fé significa confiança.

40 Momento: Preste seu testemunho sobre esse poder e sobre ter confiança em Jesus Cristo.

0 comentários:

Visite o site oficial da Igreja